Informativo

Rio, 28 de novembro de 2014              

João Carlos

por Teresa Costa d'Amaral

Se alguém vai para o céu porque ajudou aos outros, o João está no céu.

O João era capaz de tocar sentimentos e atitudes das pessoas a quem atendia com tal profundidade e sabedoria que conseguia provocar transformações verdadeiras, ele realmente punha a mão na alma dos que nos procuravam.

Muitas e muitas conquistas  construídas pelas pessoas atendidas pelo IBDD começaram com uma simples conversa com ele.

Houve para mim um dia especial, houve muitos, mas esse foi inesquecível. IBDD começando, sede nova, por acaso eu estava perto da recepção. " Tem alguém querendo ser atendido" me avisaram. Respondi: "Eu atendo." Atendi pela metade. O desencanto com a vida do rapaz recém-amputado me envolveu e não consegui ajudá-lo em nada. Mas no meio da aflição de não conseguir saber o que dizer pensei: vou chamar o João. Chamei. Uma hora depois nosso angustiado rapaz saia matriculado no curso do IBDD, no fim do terceiro curso estava empregado e reconstruiu sua vida. Era a força transformadora do João.

Mas muitas questões que nos preocupavam eram estruturais, atingiam o coletivo. E o João me ajudava a encaminhá-las também. Em determinada época precisávamos desmistificar a imagem de grande dificuldade para a construção de acessibilidade. Propor soluções que fossem ao mesmo tempo simples e proporcionassem o correto direito de ir e vir das pessoas com deficiência. Aos poucos criamos um modo IBDD de fazer análises de acessibilidade e ele tinha uma forma toda sua que fazia com que  desde o primeiro minuto de sua visita ao local a ser analisado, antes mesmo de iniciar qualquer dos excelentes relatórios que fazia, ele já começasse a conscientização da empresa. Pela alegria, pelas brincadeiras, pelas conversas sérias que ia tendo ao longo da visita.

Nesses 16 anos de convivência no IBDD o João me ensinou muito, me protegeu e apoiou em cada minuto, e criamos entre nós uma mistura de companheirismo, amizade, respeito, admiração.

Para cada um de nós que acredita no IBDD, pensar agora no João é pensar no futuro do IBDD e desejar que o João nos proteja sempre.

Joao carlos farias da rocha

João Carlos Farias da Rocha

 
voltar
 
 
fale conosco telefone (021) 3235-9290   Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil
pagina do facebook Parcerias ASHOKA AVINA HERING
Barra de Acessibilidade