notícias - informe

Acidente no Metrô Rio revela condições precárias para pessoas com deficiência

Rio, 7 de dezembro de 2012

Na quinta-feira, dia 22 de novembro, a estagiária do IBDD Viviane Aleluia que cursa Gestão de Recursos Humanos na Universidade Estácio de Sá e tem paralisia cerebral, sofreu lesão grave na perna esquerda, quando foi empurrada para fora de um vagão lotado na Estação Carioca. Por suas dificuldades motoras, ela perdeu o equilíbrio e seu pé entrou no vão entre a plataforma e o trem, fazendo com que toda sua perna ficasse presa nesse espaço.

Ouvida pelo Instituto, a concessionária  justifica-se: - “Orientamos a todos os usuários, através da sonorização das estações e no interior dos trens, sobre as regras de comportamento durante a viagem”,  atribuindo  à “conduta inadequada de alguns passageiros” e ao “fluxo intenso em horários de pico” a responsabilidade pelo acidente.

Foram os passageiros que puxaram Viviane para dentro do vagão e acionaram o botão de emergência para que o condutor parasse o trem – o que foi feito  na estação seguinte,  Cinelândia.  Só então um segurança do Metrô a atendeu e, após colocá-la sentada em uma cadeira de rodas, a conduziu para uma sala de repouso  através da escada rolante, meio totalmente inadequado para o transporte em cadeira de rodas.

Segundo a assessoria do Metrô Rio, “nossos agentes de segurança possuem formação em primeiros socorros e são habilitados a prestar atendimento básico”,  mas Viviane não pôde ter esse atendimento  na estação porque não havia agente feminina e segundo o segurança “só uma mulher poderia  ver o hematoma na região da coxa,” denuncia Viviane.

Ela foi então conduzida, em carro da concessionária, para o Hospital Casa de Portugal no Rio Comprido, onde recebeu os primeiros socorros e foi medicada.  “Utilizar os transportes públicos no Rio de Janeiro é sempre uma tarefa muito difícil. No caso do metrô, além da falta de preparo dos funcionários e das estações sem elevadores, o vão e o desnível entre o trem e a plataforma é enorme, inadequado para o acesso das pessoas com dificuldades de locomoção”, protesta Viviane.

“A falta de acessibilidade e a desatenção com que são tratadas as necessidades básicas das pessoas com deficiência nos transportes públicos é um absurdo no Rio de Janeiro.  O acidente com a Vivi é uma amostra das barreiras por elas enfrentadas cotidianamente, em especial nos horários de pico” declara Teresa Amaral, superintendente do IBDD.

estacao metro

Estação do metrô em horário de pico 

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade