Informativo

Evento em São Paulo reúne líderes do Magazine Luiza e o IBDD

Rio, 12 de março de 2013               

Na luta pela inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o IBDD desenvolve parceria com uma das principais redes de varejo do país, as lojas Magazine Luiza, que realizaram nos últimos dias 3, 4 e 5 de março evento anual de posicionamento estratégico, responsável por reunir gestores e funcionários da empresa. Encorajado pelo lema Juntos somos mais, o grupo desenvolve com a consultoria do IBDD um amplo projeto de contratação de pessoas com deficiência, inaugurando uma nova postura de sustentabilidade social.

“Em 2013, redesenhamos nosso modelo de atuação e optamos por investir fortemente na preparação das equipes e da estrutura para receber as pessoas com deficiência de forma acolhedora”, declara Ivone Santana, gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Magazine Luiza. “Nesse processo, o IBDD tem sido um grande parceiro na orientação, capacitação e também inspiração para nossas ações de inclusão”.

O tema da inclusão foi o grande destaque no evento, cuja abertura no domingo(03/03) teve o Hino Nacional interpretado pelo professor de Libras, Bruno Ramos. Ele explicou, por meio da linguagem de sinais e da intérprete do IBDD, Glaucia Rodrigues, as dificuldades enfrentadas por um surdo, e também o que é preciso para que ele tenha condições de ser integrado no trabalho. 

No dia seguinte, a superintendente do IBDD, Teresa Costa d'Amaral, e a advogada do Instituto, Priscilla Selares, fizeram uma palestra sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “É preciso sensibilizar gestores e empregados para a instauração de um novo olhar sobre a capacidade profissional e o emprego da pessoa com deficiência”, argumentou Teresa.

“Ao receber um profissional com deficiência, os funcionários da empresa precisam dar oportunidade para que ele possa demonstrar sua competência e capacidade. Cada pessoa com deficiência desenvolve uma habilidade ou uma forma de compensar suas limitações. É possível desempenhar as atividades inerentes ao cargo da forma mais proveitosa e eficiente possível”, declarou, em depoimento no evento, Priscilla Selares, que tem deficiência visual. “Pela primeira vez, minha deficiência não foi um obstáculo para a minha contratação”, afirmou emocionada a advogada, em relação ao seu processo de seleção junto ao IBDD há 10 anos, quando começou como estagiária.

A consultoria disponibilizada para as empresas, como é o caso do grupo Magazine Luiza, é um dos instrumentos do IBDD usados para o emprego da pessoa com deficiência. Esse trabalho inclui capacitação e treinamento dos funcionários, preparação do ambiente organizacional, recrutamento e seleção. Como pontua Ivone Santana, o trabalho conjunto com o Instituto é um modelo de responsabilidade social: “Entendemos que para receber bem, precisamos nos preparar para acolher bem as pessoas com deficiência. Sabemos que nos tornaremos pessoas melhores em uma empresa onde as pessoas são felizes”.

hino nacional- bruno ramos- magazine luiza-ibdd

Bruno Ramos interpretando o Hino Nacional.

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade