Barra de Acessibilidade
notícias informações
 
assine nosso
informe
Rio, 1º de maio de 2009

A Justiça determinou à União, ao Estado e ao Município do Rio de Janeiro que tornem os prédios públicos da cidade acessíveis para todos os cidadãos em um ano, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por prédio sem livre acesso ao público. A ordem judicial resulta de uma ação civil pública de 2007, em que são autores o Ministério Público Federal e o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), e que tramita na 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Com a sentença, os réus devem cumprir o decreto federal 5.296/04, que já previa a adaptação dos prédios federais, estaduais e municipais até junho de 2007 (30 meses a contar da sua publicação). A pedido do MPF, a Justiça ordenou a realização de quatro reuniões de acompanhamento das obras dos réus, em 12 de maio, 4 de agosto, 10 de novembro e 3 de março de 2010. As obras também serão acompanhadas por um perito designado pela Justiça.

Em uma audiência judicial de julho de 2007, os réus já tinham se comprometido a entregar, em até dois meses, estudos sobre os prédios públicos e a condição de acessibilidade daqueles considerados prioritários, que exigiam adaptações urgentes.

“Os réus se manifestaram no sentido de dar cumprimento ao texto legal, até porque os entes públicos não podem negar o direito dos portadores de qualquer deficiência de terem acesso aos prédios públicos”, afirma a juíza da 6ª Vara na sentença.

[VOLTAR]

 
     

 

 

   
 
 

quem somos | atuação, diretoria/conselho, prêmios

rede de conhecimento | publicações, documentos, acessibilidade e imagens

fale conosco | opine, pergunte, sugira

contato imprensa | (021) 3235-9290


 
     
PARCERIAS ASHOKA AVINA