Barra de Acessibilidade
notícias informações
 
assine nosso
informativo
 
artigos
 
arquivo de notícias

Em evento realizado na última quarta-feira(18), o IBDD fez a doação de uma impressora Braille, modelo Juliet Pro-60, à Associação de Deficientes Visuais de Sergipe(ADEVISE), na capital Aracaju. Foi realizada uma solenidade, em que estiveram presentes Teresa Costa d’Amaral, superintendente do IBDD, Maria Ubiraci Mendonça, presidente da ADEVISE e Niceu Dantas, membro delegado da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB). Também foi firmada a cooperação do IBDD no treinamento de professores e alunos da ADEVISE – serão oferecidos cursos para o uso de softwares voltados para pessoas com deficiência visual.
A diretora administrativa da ADEVISE, Josenilda de Jesus, disse que a iniciativa do IBDD foi muito importante porque a associação carece de recursos para o desenvolvimento de suas atividades e sua impressora há anos não funciona. “Parece para alguns que uma impressora é pouca coisa, não é nada. Muito pelo contrário: para nós, é uma ajuda imensa. A região é bem pobre economicamente, assim como nós. Era muito triste não termos materiais acessíveis para alunos e funcionários cegos. A nossa alegria, fé e vontade compensam, nisso somos ricos. Mas não há nada melhor do que uma ajuda dessas, não é mesmo?”.
A ONG situa-se em um pequeno espaço doado pela prefeitura de Aracaju. Há problemas de infra-estrutura e falta espaço físico necessário. Em apenas duas salas todas as atividades são realizadas: cursos, atendimento psicológico, coral, e é onde ficam o setor de atendimento, o setor administrativo e a biblioteca. “Alguns cursos não puderam ser realizados por conta disso”, ressalta Josenilda. Mesmo assim, não há apoio do governo. A ADEVISE recebe apoio de sócios contribuintes e efetivos - em geral pessoas com deficiência visual, que contribuem com 1% do salário mínimo (em torno de R$ 4,65 mensais).
O IBDD oferecerá também cursos de capacitação para professores, funcionários e alunos da ADEVISE no uso dos softwares Jaws e Dos-Vox, sistemas operacionais voltados para pessoas com deficiência visual: “Esse treinamento em programas de informática é fundamental. Torna o deficiente mais independente e o prepara para o mercado de trabalho”, diz Josenilda.
Através do projeto Vale, a Gerência de Mercado de Trabalho do IBDD entra em parceria com as instituições da cidade onde será feito o processo de recrutamento de pessoas com deficiência para as vagas de emprego abertas. Foi assim que o IBDD teve o primeiro contato, com a ADEVISE, em Aracaju.

[VOLTAR]

 
     

 

 

   
 
 

quem somos | atuação, diretoria/conselho, prêmios

rede de conhecimento | publicações, documentos, acessibilidade e imagens

fale conosco | opine, pergunte, sugira

contato imprensa | (021) 3235-9290


 
     
PARCERIAS ASHOKA AVINA